Pular para o conteúdo principal

DECORANDO O QUARTO

Vai reformar o quarto e não sabe por onde começar? A lista de mudanças está enorme e as dúvidas começam a pairar?
Tinta ou papel de parede? Puff ou poltrona? Colchão novo ou cama nova? Espelho na parede ou no guarda-roupa? Qual estilo dos móveis?
Você com certeza já visitou centenas de sites de decoração que te expõem a dezenas de informações e ideias para otimizar espaço, deixar aparência de cômodo maior, que você já nem aguenta mais olhar a parede do seu quarto sem sentir náuseas ou já está se preparando para o vestibular de Design de Interiores! 
Então, vamos conversar um pouco sobre alguns assuntos, comecemos pelas:

PAREDES, afinal elas estão lá não só para delimitar espaço, mas também para ser admiradas. A dúvida é: papel de parede, tinta ou adesivo?
Não há como dizer qual é a melhor opção, tendo em vista que ambas tem seu charme. O seu gosto será fundamental, mas, falaremos sobre cada:

PAPEL DE PAREDE: Ele foi principalmente usado entre as décadas de 70 e 80 após período sem grande uso surgiu com força e tem ganhado cada vez mais adeptos, sendo usado principalmente em quartos e lavabos, é um produto resistente e de fácil limpeza. Há uma grande variedade de estampas e em alguns sites você pode personalizá-lo, contudo, o custo do papel e de sua aplicação são elevados e exige mão-de-obra especializada, ou seja o "faça você mesmo" é um tanto arriscado, o papel pode ficar com bolhas de ar ou torto, você não quer isso ou quer?


TINTA: Ela sempre esteve em alta, o que meio que saiu de moda foi pintar cada parede de uma cor diferente, tem-se usado cores mais neutras, o famoso clean. Mas não há como limitar-se por causa da moda, há possibilidade de brincar com as texturas das tintas, a tinta é mais rentável e não exige mão-de-obra especializada, você mesma pode pintar seu quarto (só cuide em afastar os móveis, cobrir todo o chão com jornal e ler as informações na lata, elas são importantes e dão informações valiosas para uma perfeita aplicação), a tinta é atemporal.


ADESIVO: Os adesivos são super charmosos, dão vida e graça ao ambiente, seu uso cresceu bastante atualmente. Podemos encontrar vários estilos que se adequam a cada cômodo da casa, podendo ser usados desde a sala até o banheiro, é de fácil aplicação e o melhor possuem preços bastante acessíveis.
 Independente de qual técnica você empregará, escolha tons opacos ou com pouco brilho, evite cores modinha porque se o orçamento não for dos melhores e você enjoar e não puder mudar no ano seguinte, com certeza destruirá a sensação prazerosa de estar no seu quarto.
         Além das paredes ponto crucial na definição do estilo do seu quarto, com toda certeza é a escolha do estilo dos MÓVEIS, vale lembrar que estão aliados: paredes, móveis e itens de decoração, eles devem estar em sintonia. Não fica muito legal, por exemplo, parede amarelo ovo, cabeceira pink, criado-mudo azul e espelho dourado. A não ser que o tema do seu quarto seja "no mundo do circo".
       Os móveis precisam adequar-se ao espaço para que haja mais conforto, se o seu quarto for pequeno invista em funcionalidade, uma bicama, por exemplo, prateleiras e nixos são ótimas formas de aproveitar as paredes, espelhos para dar impressão mais ampla e porta da mesma cor da parede para o mesmo efeito.
       Uma boa pedida para organizar o ambiente é optar por móveis projetados, você diz o que quer e como quer, um profissional faz o projeto de forma que suas necessidades serão supridas levando em consideração espaço e conforto, um investimento como esse não é barato, se você não pode pagar o melhor é pegar a fita métrica, papel, lápis, régua e pensar bem no que é essencial. Vale até fazer o projeto no nosso amado The Sims. Encontrei um site bem legal, para projetar ambientes, você tem que criar um perfil ou logar com conta google clique aqui para começar seu projeto!
        Você deve escolher os móveis de acordo com seu gosto e estilo, então lá vão algumas imagens e estilos para inspiração:

PROVENÇAL
É estilo caracteristicamente francês, é baseado nos móveis da corte, com linhas mais simples, madeiras tingidas e coloridas. Foi criado na região campestre da Provença, no sul da França.




























VITORIANO
Os móveis neste estilo, são pesados, maciços, imponentes e de acabamento escuro. Na decoração há uso de tampos de mármore, entalhamentos, cortinas majestosas com borlas e sobreposições em renda, as cores são principalmente, azul, verde e vermelho num tom mais bordô as madeiras utilizadas são o mogno, carvalho, imbuia e jacarandá. A referência para o nome vem da Rainha Vitória da Inglaterra.

MODERNO
Os móveis neste estilo, são pesados, maciços, imponentes e de acabamento escuro. Na decoração há uso de tampos de mármore, entalhamentos, cortinas majestosas com borlas e sobreposições em renda, as cores são principalmente, azul, verde e vermelho num tom mais bordô as madeiras utilizadas são o mogno, carvalho, imbuia e jacarandá. A referência para o nome vem da Rainha Vitória da Inglaterra.





ITENS DE DECORAÇÃO

Os itens de decoração são para o quarto o mesmo que os acessórios são para a roupa! Ou seja, complemento, forma de salientar o estilo e dar mais graça e alegria ao visual, podem e devem ter um cunho mais pessoal,  são pequenos ou grandes objetos que realmente expressam seus gostos, temos por itens de decoração, cortinas, vasos, almofadas, quadros, espelhos, caixas, baús, porta-retratos, bichinhos de pelúcia, esculturas, murais e etc.
Por isso escolhas-os bem, harmonize-os conforme o estilo dos móveis, brinque com as cores e formatos, use a criatividade e faça seus próprios itens.

Lá vai a dica de ouro para um quarto perfeito: Faça-o parecer com você!
O quê? Achou que era contratar o melhor Decorador da face da Terra? Poderia até ser, mas, sabe, nada melhor do que dizer "eu que fiz", ou nada mais legal que alguém entrar no seu quarto e dizer: "nossa é super você" e o melhor você entrar no seu quarto e se identificar com cada coisinha nele, você não acha?
Visite sites de decoração, procure no youtube tutoriais para criar peças e fique de olho no Jovem Adulta, pois sempre haverá novos posts sobre decoração como este.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO AS PARISIENSES SE VESTEM

Como as francesas se vestem? Ao contrário do que você pensa as francesas não se vestem como nos editoriais de moda, muito pelo contrário, a francesa não é do tipo escrava da moda, na verdade seu lema é basicamente " não ligo pra moda, tenho meu próprio estilo! " E isso é que as torna tão elegantes e as diferenciam do restante das mortais.  A francesa conhece seu corpo e por isso usa apenas o que lhe cai bem, o que lhe deixa confortável e a faz sentir-se bonita, ela não compra roupas, investe! Exatamente, não é do feitio da francesa, principalmente a que mora em Paris , comprar roupas que só vai usar por uma temporada, ela investe em peças atemporais e o que as faz ficar na moda? Os acessórios ! Como vocês bem sabem não há acessório que não faça aquela roupa mixuruca e batidinha se renovar! Então vamos lá, o que não pode faltar no guarda-roupa da parisiense? Item nº 1. Camisa Branca Acredito que isso não falte no guarda roupa de qualquer garota, indepen

TRAJES DAS SUPER-HEROÍNAS

Nesta onda de Os Vingadores, resolvi falar sobre as vestimentas das super-heroínas que foram transportadas dos quadrinhos e desenhos animados para as telas de cinema e como sei que as telinhas estarão repletas de super-heróis o ano inteiro, não custa nada julgar a favor ou contra as adaptações dos trajes femininos né! ATENÇÃO: Alto índice de látex!

DICA DE SÉRIE: SPARTACUS!

SPARTACUS!!! Não tem jeito, toda vez que falo sobre essa série, levanto um braço com o punho fechado pra cima e dou um gritinho: SPARTACUS! Hahahaha! Sei que o Jovem Adulta é um blog feminino e tals , mas porque nós meninas não podemos assistir a uma série "de meninos"? Podemos e adoramos!       Na verdade, Spartacus foi a primeira série nesse estilo que assisti (influenciada por uma amiga empolgadíssima com ela, aliás, obrigada ), antes eram somente séries no estilo Gossip Girl. Tinha receio de começar, porque nunca gostei de nada que tivesse muita violência. Comecei e não me arrependi!