Contar calorias, quando deixa de ser preocupação com a saúde e boa forma e passa a ser um TA? Todos aqui sabem o que é o TA? Com uma ajudinha do Wikipedia podemos saber seu conceito, o Tanstorno Alimentar (TA), é um termo amplo usado para designar qualquer padrão de comportamento alimentar que cause severo prejuízo à saude de um indivíduo. São considerados como patologias. Geralmente apresentam as suas primeiras manifestações na infância e na adolescência.
Aproximadamente 90% dos casos são de mulheres jovens, porém recentemente está havendo um aumento no número de transtornos em homens e adultos de ambos os sexos. Esses transtornos atingem entre 1 a 4 % da população e seguem aumentando com frequência significativamente nos últimos anos.
Frequentemente as pessoas acometidas por este transtorno escondem de amigos e familiares essas ideias e comportamentos, tanto por vergonha quanto por terem noção do absurdo das exigências autoimpostas.
Existe um número diversificado de transtornos alimentares dependendo da fonte. Os mais conhecidos são a anorexia e a bulimia.
Sabendo do que se trata o TA passemos ao questionamento principal, quando a mania de contar calorias deixa de ser uma simples preocupação com a saúde e o equilíbrio do corpo e passa a ser uma compulsão?
A muito tempo, padrões de beleza são impostos a nós pela mídia e pelo fabuloso mundo da moda e apenas absorvemos as ideias e tentamos seguir a fita métrica que cada vez mais diminui nossas medidas.
E ansiosas para cabermos no jeans preferido tamanho 36, fazemos dietas mirabolantes, malhamos horas e horas a fio e controlamos as calorias de cada alimento, perdemos o hábito de comer a boa comida de forma prazerosa sem nos preocupar "quantas calorias será que isso têm?"
O ruim não é se preocupar com a quantidade de calorias, ou escolher alimentos com menor porção calórica, o problema se dá quando simplesmente paramos de comer! Ou quando só comemos após anotar em um diário alimentar todas as informações daquele alimento, seja em um caderno ou em algum App exclusivo para a função.
Você parou de comer alimentos que não possuem a informação nutricional em sua embalagem, ou não come determinados alimentos por não saber quantas gramas tem ao certo? Sério, você faz isso?
Reflita bem, isso te faz se sentir bem? Você se sente envergonhada ou frustrada quando passa das calorias delimitadas? E quando isso acontece você tem vontade de colocar tudo pra fora ou faz? É assim que você se imagina pelo resto de seus dias, controlando cada porção de comida que entra na sua boca?
Saiba que isso não é saudável e de médio a longo prazo esse hábitos lhe farão muito mal, pois, cada alimento tem um nutriente específico em nossos corpos e a ausência desses nutrientes podem causar disfunções que vão desde perda da força e brilho de seus cabelos até a desnutrição.
A melhor forma de manter um corpo saudável e esguio é por meios de hábitos saudáveis e na medida correta para seu biotipo e idade.
Tente melhorar seu comportamento alimentar, procure ajuda se não consegue sozinha, pois, para que certas coisas funcionem em nossas vidas precisamos de um help! Seja da família ou de profissionais especializados.
Comentários
Postar um comentário